terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Como vem aí o Natal...

... e para quem é um pouco curioso relativamente a esta época festiva, ficam aqui alguns itens referentes à simbologia do Natal :)


Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.
Comidas típicas - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Para que conste...

4 DEZ - APRESENTAÇÕES DE EF
6 DEZ - TESTE PMI

12 DEZ - TRAB DOS MODELOS
APRESENTAÇÕES PMI
13 DEZ - TESTE GESTÃO

17 DEZ - TESTE EF
APRESENTAÇÃO E ENTREGA TRAB UEC


--> De 6 a 8 de Dezembro o Museu de História Natural vai ser palco de uma Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis cuja entrada é livre! Aqui têm o programa: http://www.mnhn.ul.pt/promos/programa_xx1.pdf


*